Viver Gasta

Na arte e na vida o fazer se inventa e se encontra enquanto acontece

Quando o marceneiro serra um pedaço de madeira, o que sobra é a serragem. A fricção dos dentes de metal duro contra a matéria orgânica mais mole raspa o material até o chão ficar cheio de indícios da atividade do marceneiro.

A serragem é um subproduto da marcenaria. Ela é o que nos mostra que houve movimento de intenção sobre um bloco de madeira. Cada golpe de formão ou corte de serrote aprimora, pela prática, a intenção do marceneiro que depois pode gerar uma teoria ou técnica própria sobre o seu fazer.

Todo movimento de intenção deixa vestígios pelo mundo. “Viver gasta” diz a artista brasileira Ida Feldman. O gasto, a sobra, o resquício é o que encontramos de alguém que se colocou em movimento, que entrou em ação. Atividades criativas costumam sujar, gastar, deixar marcas. É a panela gasta e o lixo cheio na hora de cozinhar. É a tinta nos pincéis, nas mãos, no chão e até nas paredes na hora de pintar. Mas também realização, apreciação e aprendizado.

É por isso que não dá para negar as atividades artísticas como metáforas da vida, pois na hora da produção de arte nos movemos em busca de meios para dar forma à intenção. E é manipulando a matéria, o corpo e, porque não, o mundo que ocorre o movimento do crescimento do ser humano.

Luigi Pareyson (1918-1991), filósofo italiano da estética e da existência, dizia que a produção de arte possui um fazer particular que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer. Ou seja, na atividade artística, o fazer se inventa e se encontra enquanto acontece.

leia mais:

Publicado por guilhermezawa

Guilherme Zawa é artista visual e escritor. Mora e trabalha em Curitiba - PR. www.guilhermezawa.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s