Sobre

Guilherme Zawa é psicanalista, escritor e artista visual.

Membro da ABPSA – Associação Brasileira de Psicologia da Saúde e pesquisador CAPES no Mestrado em Psicologia da Saúde da UMESP-SP. Leciona desde 2010 para instituições de ensino entre elas UFPR, SESC e Escola Portfolio.
Foi Coordenador da Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba para cursos de fotografia e arte no Ponto de Cultura/ Solar dos Guimarães. Coordenador da Semana da Foto de Curitiba 2011 / 2012, do CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia 2013 / 2019 e do CACC – Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba 2019. É membro da RPCFB- Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira e da Association for Creativity in Counseling / American Counseling Association – ACA. Fundador da AIREZ Galeria que organizou exposições e intervenções em conjunto com a Bienal Internacional de Curitiba.
Como artista é finalista do prêmio San Diego Art Fair/ Circle Arts Foundation. Conta com exposições individuais no Museu da Fotografia de Curitiba e na galeria Ponto de Fuga. Suas obras já foram expostas em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e Lisboa.

Atualmente atende em seu consultório e produz projetos culturais e educacionais voltados para a saúde através da arte.

Oi, eu sou o Guilherme.

Em 2015 eu já havia produzido e dirigido exposições e ações com dezenas de artistas e, muitas vezes, me percebi envolvido não apenas na produção, mas também no processo de criação da arte. Daquele ponto em diante, acompanhei vários artistas em seus processos criativos. Estiveram comigo artistas das artes cênicas, da escultura, da dança, do vídeo, da fotografia, da literatura, da gravura e da pintura, desde o início de uma ideia até sua concretização. Foi quando comecei a ser questionado sobre criatividade por pessoas fora do circuito artístico. As perguntas eram tantas que comecei a organizar o conhecimento de modo que este pudesse ser interessante para empreendedores, profissionais liberais e empresas. Foi assim que nasceu a Zawa Consultoria e Orientação, que visa canalizar o potencial criativo de pessoas, grupos e empresas.

A arte é uma possibilidade para potencialidades latentes.

A criatividade e a arte não são apenas para a estética, mas também caminho para lidar com as complexidades do mundo atual, maneira de dar forma para a inteligência intrapessoal, via para trabalhar a metacognição, aprendizado para administrar com o pensamento científico aplicado no cotidiano e formação de leituras simbólicas para a esfera conceitual – como a ética. É ainda oportunidade de autoconhecimento e possibilidade de investigar vocações pessoais. Quando se fala de criatividade e arte se fala da vida, das potencialidades ainda não foram desenvolvidas, que juntas podem funcionar como metáfora de onde se desdobram estratégias práticas para reflexões. A arte e a criatividade podem nos ensinar caminhos para pensar a nova economia criativa em um mundo em constante mudança e atrelada à educação pode formar base para uma alteridade cidadã mais íntegra e ética.